Ao contrário do que muitos pensam, as sacolas plásticas não são vilãs. As sacolas são econômicas, duráveis, resistentes, práticas, higiênicas e inertes, além de serem reutilizáveis e 100% recicláveis. Segundo uma pesquisa do Ibope, elas são as embalagens preferidas dos consumidores para transportar suas compras.
Reduzir, reutilizar e reciclar as sacolas é possível, especialmente quando são feitas com a qualidade exigida pela ABNT.
A embalagem plástica protege os produtos, garante segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. Apesar de seu amplo uso, apenas 4% do petróleo extraído são utilizados à produção de plásticos. Outra grande vantagem do plástico é sua leveza, proporcionando bastante economia no transporte de mercadorias. Em alguns casos, é o único material adequado, pois reúnem propriedades difíceis de ser encontradas em outros materiais, por exemplo: são ótimos isolantes térmicos e acústicos, isolante elétrico, resistentes ao calor, quimicamente inertes, leves, resistentes e flexíveis.