Aqui na MarcaPlast, trabalhamos com a preocupação de oferecer materiais e produtos sustentáveis ao mercado. Por isso, usamos resina PCR na fabricação de embalagens.
PCR significa "Post-Consumer Resin", ou seja, resina reciclada após o uso do consumidor.
Quando o consumidor destina o plástico para o descarte correto, tanto no lixo reciclável como em um programa de economia circular ou logística reversa, o produto pode ser transformado em resina novamente, chamada PCR.
Utilizar o plástico PCR é abraçar a sustentabilidade e aproveitar uma oportunidade de negócios.
O plástico é visto como um vilão do meio ambiente por muitas pessoas. De fato, seu uso desenfreado e sem consciência nas últimas décadas justifica esse pensamento. No entanto, atualmente, há uma grande preocupação da indústria para fazer o reaproveitamento do material.
Porém, ao invés de extrair matéria-prima virgem, oriunda da queima de combustíveis fósseis, a MarcaPlast utiliza o PCR para o desenvolvimento de alguns produtos. PCR é uma resina oriunda de materiais já utilizados. Por isso, esse tipo de plástico obedece a um princípio sustentável de consumo.
VANTAGENS DO USO DO PCR:
• Sustentabilidade: evita a produção de novas resinas, com a queima de combustíveis fósseis
• Qualidade: em muitos casos, não há perda de funcionalidade no plástico reciclado. Só depende do uso para o qual ele for destinado.
• Custo-benefício: é mais barato que o material virgem.
A principal aplicação do plástico PCR são produtos plásticos utilizados nos processos industriais, onde o apelo estético é irrelevante, já que o plástico reciclado pode ganhar um aspecto escuro, na cor marrom.
Porém, também é possível encontrar bobinas e sacos plásticos em cores claras, como se fossem feitos de resina virgem.
Por isso, muitas indústrias podem se beneficiar do uso desse material. Especialmente no que tange à sustentabilidade, com atuação dentro da economia circular, e a viabilidade econômica para o negócio.
Veja, a seguir, algumas aplicações industriais desse plástico:
• Bobinas para túnel de encolhimento (alto desempenho no encolhimento e resistência após aplicação).
• Bobinas para diversas aplicações na indústria, com opções em folha, tubolares, infestadas e outras.
• Bobinas para mesa de corte (processo de corte automático na indústria têxtil).
• Bobinas e sacos plásticos para diversas aplicações na indústria.
• Filme stretch para unitização, proteção e transporte de volumes.
• Soluções em fechamento de embalagens para seu negócio.
• Fitas de arqueamento, máquinas e acessórios.
Utilizar o plástico PCR é abraçar a sustentabilidade e aproveitar uma oportunidade de negócios. Com tantas vantagens e possibilidades de aplicação, as empresas podem encontrar materiais com alto custo-benefício.
Fonte: site Mundo do Plástico