Presente e essencial na vida das pessoas, o plástico costuma ser alvo de notícias falsas que podem até desestimular seu uso.
Veja o que é mito e o que é verdade em relação a algumas das afirmações mais comuns sobre o plástico.
"Principalmente no setor de plástico, a desinformação pode levar o público a pensar que tudo que é feito com esse material gera câncer ou acaba nos oceanos ou, até mesmo, que é prejudicial ao meio ambiente, e que, por esses motivos, não se deveria mais o utilizar."
Daí, a importância de separarmos o que é verdade e o que é falso.
1) O plástico é o maior inimigo do meio ambiente.
MITO. Em muitos casos, o material plástico é a melhor opção para o ambiente. O plástico é responsável pela diminuição da emissão de CO2 dos veículos, pelo aumento da validade de alimentos, pelo menor gasto de água na reciclagem de materiais, entre outros fatores. O maior inimigo do ambiente continua sendo o descarte errado pelo ser humano.
2) Embalagens feitas com plástico reciclado não são seguras.
MITO. Todas as embalagens plásticas que utilizam parte ou 100% de material reciclado são testadas e validadas antes de sua comercialização para garantir a segurança do seu conteúdo e dos usuários.
3) O plástico é uma alternativa mais barata e ecológica para outros materiais.
VERDADE. Em alguns casos, devido a seu preço de mercado, tipo de fonte e baixa densidade, o plástico se torna uma opção mais barata e ecológica, substituindo alguns metais, cerâmicas e, inclusive, outros plásticos.
4) É possível produzir plástico a partir de matérias-primas de fontes renováveis.
VERDADE. Alguns plásticos comerciais, como PLA, PEAD e outros, são 100% provenientes de fontes renováveis. A cana-de-açúcar, milho, outros vegetais e até mesmo bactérias são responsáveis pela produção de substâncias que dão origem a esses plásticos.
5) Todo plástico leva 400 anos para se decompor na natureza.
MITO. Cada tipo de plástico possui um tempo específico de decomposição, que é estimado por meio de testes científicos. O tempo de decomposição dos plásticos pode variar desde semanas até séculos, dependendo da sua composição.
6) Compostar o plástico é melhor do que reciclar.
MITO. A compostagem é uma boa opção de fim-de-vida somente para plásticos que possuem intrinsicamente a capacidade de se compostar em ambientes com condições adequadas. Nem todos os plásticos são compostáveis ou biodegradáveis, então outros processos, como a reciclagem, podem ser mais benéficos. Vale realizar o estudo de cada material.
Fonte: site Mundo do Plástico / Elias Augusto F. Soares, mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais e Processos pelo Centro Universitário FEI e professor em diversos cursos na área.
Link: https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/gestao/como-combater-fake-news-sobre-o-plastico